Buscando aumentar a produtividade e a gestão municipal, DEMASI IJUÍ assina contrato com a Dueto Tecnologia
Visando a consolidação dos dados da gestão contábil junto à Prefeitura, orientação do TCERS que ganha força a cada dia, além de informatizar outras áreas fundamentais da autarquia, o Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (DEMASI) assinou contrato com a Dueto Tecnologia. O DEMASI escolheu o PRONIM (Programa Nacional de Informatização Municipal) com o objetivo de dar agilidade e auxilio completo aos desafios da Gestão do Município. Atendendo plenamente a NBCASP (Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público), com integração total entre suas unidades gestoras descentralizadas e seus departamentos, o Município de Ijuí se destaca pelo cumprimento a toda a legislação vigente com processos racionalizados, otimizados, que viabilizam o ganho de produtividade e controle.
“Com relação à aquisição do Programa da Dueto esperamos que, além de realizar o trabalho de contabilidade, transparência e licitações, ele também nos possibilite a melhoria na administração em si, fornecendo informações valiosas para o processo de tomada de decisão e aumento na eficácia dos gastos públicos. Toda informação pertinente a orçamentação, contas públicas e outras advindas da contabilidade de forma rápida e segura é um fator importante para a segurança das ações do gestor público, principalmente em momentos de maior clamor por transparência, eficiência e eficácia nos gastos dos recursos. Um trabalho integrado de forma rápida e correta é uma necessidade para atingir ao que se propõe a administração pública: satisfação dos anseios da comunidade”, destaca Joice Viviane de Oliveira, presidente do DEMASI .
Sobre o DEMASI:
O Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) é uma autarquia municipal criada em 1º de dezembro de 2011 que é responsável pelos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos. O Demasi está em fase de estruturação e tem o apoio do Poder Executivo Municipal durante este período. Atualmente, o Departamento conta com servidores públicos cedidos em tempo parcial, sendo eles: engenheiro civil, contador, tesoureiro e assessor administrativo. Outro instrumento importante da Política Municipal de Saneamento Básico é o Conselho Gestor de Saneamento Básico (Consabi), entidade deliberativa que tem a atribuição de decidir sobre os investimentos de saneamento básico no município, assim como acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab). O Conselho é composto por representantes do Demasi, Poder Executivo Municipal, Corsan, União das Associações de Bairros de Ijuí (Uabi) e Agenda 21.
Jornalista Camila Ferro