Dueto passa a emitir NFSe a partir de 1º de abril
Abril marca uma nova etapa na emissão da Nota Fiscal na Dueto. A partir do dia 1º, a empresa passará a emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe). De acordo com a lei municipal lançada no dia 17 de novembro de 2014, a NFSe tem benefícios tanto para a prefeitura como para as empresas: dar mais transparência, agilidade, segurança, reduzir custos e maior controle sobre a arrecadação e aplicação dos recursos.
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é um documento de existência exclusivamente digital que substitui as tradicionais notas fiscais impressas, gerada e armazenada eletronicamente pela prefeitura, para documentar as operações de prestação de serviços. Implantada pela Secretaria da Fazenda, simplifica a vida dos prestadores de serviços, dos cidadãos e das empresas.
Conforme a Gerente Administrativa da Dueto, Vanessa Reis, é muito importante esse fortalecimento do exercício da cidadania, pois também estamos contribuindo com a redução da sonegação fiscal. “Aguardávamos ansiosamente a implementação da NFSe pela Prefeitura de Porto Alegre, pois era uma das poucas capitais do país a não ter aderido à nova tecnologia de emissão de documentos fiscais. A principal vantagem que percebemos com esta implementação, está relacionada à agilidade que nosso cliente terá para receber as notas fiscais dos serviços prestados pela Dueto: via e-mail. Isso facilitará muito o trâmite interno do documento nos diversos departamentos evitando extravios e atrasos.”
A NFSe exige muita atenção de todos os envolvidos, inclusive dos clientes. “Existe uma grande dificuldade com a burocracia de cancelar notas após o dia 10 do mês posterior à emissão da mesma. Por isso é importante os clientes ficarem atentos em relação aos empenhos, pois muitos não empenham no prazo adequado e só descobrimos isso quando vamos cobrá-lo, o que dificulta o cancelamento e remição da nota,” conclui Vanessa. Além disso, existem cuidados básicos que não podem ser esquecidos, por exemplo: assim como antes era necessário ter o endereço exato do cliente para envio da nota fiscal impressa, agora será fundamental ter o endereço de e-mail correto do responsável pelo recebimento da NFSe, evitando extravios ou perda de prazos. As informações certas permitirão a melhor execução do processo e evitarão ônus tanto para a empresa quanto para o cliente.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Jornalista Camila Ferro