Combata a evasão e a sonegação de impostos promovendo a justiça fiscal com a NFSe
Em um mundo globalizado, é necessário que as informações sejam transportadas de maneira rápida, segura e eficiente. As informações contábeis não são diferentes. A NFSe (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) é uma importante ferramenta para introduzir a contabilidade brasileira na modernização exigida pelo atual cenário econômico.
A Dueto possui um dos módulos do Programa Nacional de Informatização Municipal conhecido como PRONIM NFSe, o único que integra com o PRONIM AR – Administração de Receitas e que possibilita a capacidade de aumento de receita própria e traz modernidade ao município. Será possível padronizar o módulo de nota fiscal ao sistema de gestão municipal – PRONIM, eliminando a necessidade de importação e exportação de arquivos. Além disso, o Fisco toma ciência dos fatos geradores simultaneamente ao acontecimento. Também será possível agilizar a identificação de ilícitos tributários, otimizando o acesso às informações pelo cruzamento de dados e auditoria eletrônica ampliando a confiabilidade nas informações contidas nas notas fiscais.
Como parte integrante do projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, instituído pelo decreto federal 6022/07, a NFSe oferece inúmeros benefícios.
Para o Prestador do Serviço:
– Reduz os custos; simplifica o procedimento de emissão de nota fiscal; otimiza o tempo em relação ao cumprimento das obrigações fiscais; dispensa a emissão e o arquivamento de documentos em papel; incentiva o uso de relacionamentos eletrônicos com o órgão público;
Para o Tomador do Serviço:
– Elimina a digitação de notas fiscais; reduz os erros de escrituração; dispensa a emissão e o arquivamento de documentos em papel; incentiva o uso de relacionamentos eletrônicos com o órgão público;
Para a Sociedade:
– Reduz o consumo de papel, beneficiando o meio ambiente;
– Com o incremento da receita, há maior investimento no município.
É importante destacar que todas as Prefeituras deverão ter a NFSe. A implementação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica no município contribui com o cumprimento de uma legislação federal e também para gerar justiça fiscal. “A NFSe permite ao Município aumentar o controle do ISSQN, diminuindo a sonegação e com isso aumentando naturalmente a arrecadação, facilitando também as ações de fiscalização com maior confiabilidade dos dados e agilidade dos processos”, destaca a Consultora de Produto, Dilvani Oliveira.
Jornalista Camila Ferro