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01/02/2016

Uruguaiana prevê aumento de 20% na arrecadação com o PRONIM Protesto de CDAe

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Cidade de Uruguaiana; Foto: Acervo do jornal Diário da Fronteira

A Prefeitura de Uruguaiana já conta com a Solução PRONIM Protesto de CDAe (Certidão de Dívida Ativa eletrônico) que agiliza os processos de cobranças do Setor de Dívida Ativa da cidade localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A Solução, disponibilizada pela GOVBR Sul, já mostra resultados na arrecadação e, em pouco mais de três meses, o setor arrecadou 5% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Com este resultado, a Prefeitura já projeta um aumento entre 15% e 20% a partir de março.

A Solução é uma ferramenta imprescindível para o Protesto de Certidões de Dívida Ativa (Protesto de CDA). O sistema é totalmente integrado ao CRA do IEPTB (Central de Remessa de Arquivos do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil) o que possibilita o acompanhamento total do processo. Essa informatização diminui o uso do papel e aumenta a eficiência no controle do que foi protestado e o retorno da Prefeitura. Isto possibilita um controle maior e mais preciso da receita por parte dos gestores.

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Ponte Internacional de Uruguaiana; Foto: Acervo do jornal Diário da Fronteira

Para Rodrigo Santariano, Chefe do Setor de Dívida Ativa, a Solução padronizou os processos e deixou eles mais ágeis. Além disso, unificou o meio em que alguns protestos eram enviados ao cartório. Ele revela que, antes, alguns eram feitos por correspondência.

– O PRONIM Protesto CDAe nos tornou mais eficientes na cobrança e o suporte da GOVBR Sul é afinado com a gente, o que faz toda a diferença e nos dá segurança nos nossos processos – afirma Santariano.

Segundo ele, Uruguaiana acredita poder ter um aumento de arrecadação de 15% a 20% no setor de Protesto de Dívida Ativa já a partir de março, quando a cidade começará a cobrar Pessoas Físicas. No momento, a Prefeitura optou por só cobrar Pessoas Jurídicas.

-A Solução é ponto chave para conseguirmos regularizar a situação dos contribuintes e incrementar o orçamento do município. Sem ela, teríamos um caminho muito mais longo e custo de tempo muito maior, assim somos mais ágeis e eficientes na cobrança – declara Santariano.

Além de agilizar os processos da Prefeitura e aumentar a arrecadação, para Ciro Farias, Gerente de Cliente da GOVBR Sul, a Solução de Protesto de Dívida Ativa ajuda também na justiça fiscal.

-Este é um aspecto muito positivo da Solução, porque com ela o cidadão e as instituições têm a chance de se regularizarem com o Poder Público. Isto é justiça fiscal e beneficia a todos não só a Prefeitura –  afirma Ciro Farias.

Jornalista Victor Carloto

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