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27/04/2016

Uruguaiana melhora o atendimento ao contribuinte com as Soluções PRONIM NFSe e Deiss

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Ponte Internacional que liga Brasil e Argentina; Fonte: Arquivo da Prefeitura de Uruguaiana

A Prefeitura de Uruguaiana tem conseguido melhorar o atendimento dos contribuintes do Município graças às Soluções PRONIM NFSe (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) e DEISS (Declaração Eletrônica de ISS) disponibilizadas pela GOVBR Sul. Desde a implantação das Soluções, o setor de arrecadação viu seus processos se tornarem mais  eficientes e ágeis. Essa melhora também se reflete em atendimento ao contribuinte.

A primeira mudança registrada na Prefeitura foi a dos processos que se tornaram digitais e trouxeram mais velocidade na prestação de contas dos contribuintes. Antes, segundo Edinei Dória, Chefe da Fiscalização Tributária da Prefeitura, o setor de arrecadação utilizava um sistema de guias que tornavam os processos muito mais burocráticos. Outro aspecto que Dória ressalta é o atendimento ao contribuinte.

-Nós dependíamos do contribuinte nos procurar para nos alertar do problema. Hoje, nós detectamos o problema e resolvemos diretamente com ele num telefonema – explica Dória.

O Chefe da Fiscalização também revela que o PRONIM DEISS trouxe uma nova perspectiva da arrecadação de Uruguaiana. Com os processos integrados, é possível ver como está a tributação do município e quanto a prefeitura está arrecadando. Esses dados são importantes, porque ajudam a desenvolver políticas que otimizam os processos de arrecadação da prefeitura.

-Os contribuintes gostaram muito das Soluções porque elas se integraram aos sistemas deles e isso agilizou os processos. Com os sistemas integrados, nós temos informações completas para desenvolver ações que otimizem os processos de arrecadação do município– afirma Dória.

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Sala de atendimento aos contribuintes de Uruguaiana; Fonte: Arquivo da Prefeitura de Uruguaiana

Para melhorar ainda mais, a Secretaria da Fazenda de Uruguaiana organizou uma sala especial para atender os contribuintes. Márcia Cadore Borin, Diretora de Tributação, revela que o objetivo da sala é receber e atender os contribuintes tirando as dúvidas e resolvendo os seus problemas na hora.

-A sala dá comodidade no atendimento e ajuda o setor de arrecadação a resolver as dúvidas, demandas e problemas de cada contribuinte. É nossa responsabilidade buscar as melhores formas de atender os cidadãos de Uruguaiana, isso otimiza nossos processos e vai refletir direto na tributação – explica Cadore.

Jornalista Victor Carloto

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