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31/08/2018

Aplicativo CidadeMOB virtualiza serviços da prefeitura e promove interação com o cidadão

Município de Viamão (RS) disponibilizou o App e população já se beneficia com agilidade, serviços acessíveis e desburocratização de processos.

Pessoas de 28 Municípios nos 11 estados atendidos pela GOVBR estão experimentando uma nova forma de se comunicar e relacionar com as suas Prefeituras. Isso está acontecendo através do uso do app CidadeMOB, ferramenta que moderniza a gestão pública e disponibiliza os serviços necessários ao cidadão de forma virtual através do smartphone.

Compatível com Android e IOS, o CidadeMOB está disponível gratuitamente à comunidade nos municípios clientes da GOVBR que optarem pelo seu uso. Por meio dele, os usuários (que incluem cidadãos, empresas e servidores públicos) têm acesso a funcionalidades e serviços cotidianos como abertura de protocolos de atendimento, ouvidoria pública, consultas de débitos e matrículas imobiliárias, emissão de guias, participação em enquetes sobre assuntos pertinentes à população, lista de estabelecimentos e prestadores de serviços locais, entre outros.

Mais de 40 mil acessos ao app já foram feitos, e a lista de cidades que contrata o serviço está crescendo. O município gaúcho de Santa Maria já aderiu ao serviço e planeja disponibilizá-lo para a população até o final do ano. “Existem muitos atrativos para uso do CidadeMOB tanto por parte do cidadão como por parte da gestão municipal, o que torna essa ferramenta indispensável para facilitar serviços necessários à população. Trata-se da virtualização dos serviços públicos, deixando-os mais rápidos, acessíveis e baratos”, explica Rafael Sebben, Diretor de Mercado da GOVBR.

A experiência de Viamão (RS)

Um exemplo de município em que o CidadeMOB já se encontra em uso é Viamão (RS). Na cidade, mais de 14.200 acessos já foram feitos para realização de solicitações, pesquisas e consultas, sendo mais de 650 destes ligados a temas como IPTU, alvarás e Certidões Negativas de Débitos. Com o uso da ferramenta, que permite facilidade no encaminhamento das demandas e agilidade no trâmite dos processos, os usuários não precisam mais comparecer à Prefeitura para serem atendidos.

O aplicativo também está sendo utilizado na cidade gaúcha para encaminhar solicitações referentes à iluminação e ao patrolamento públicos, e ao programa Cidade Limpa, que tem como objetivo manter a cidade livre de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, ocasionadas pelo descarte irregular e acúmulo de lixo. O projeto também incentiva a separação correta e a reciclagem como alternativa para a geração de emprego e renda no município. Os cidadãos ainda podem auxiliar a campanha fazendo denúncias pelo app.

A Prefeitura de Viamão já avalia os resultados do uso do CidadeMOB como muito positivos. “Estamos realizando campanha de divulgação da disponibilidade da ferramenta junto à rede escolar municipal, e por meio de jornais, emissoras de rádio e do site da instituição. Temos a expectativa de aumento da aderência ao app, pois ele realmente está gerando maior facilidade no encaminhamento das demandas e velocidade no trâmite dos processos. Ele é uma ferramenta de integração da prefeitura com a comunidade”, destaca Anderson Fauri, Secretário Municipal da Fazenda da Prefeitura de Viamão.

Mais sobre o CidadeMOB

O aplicativo acaba de ganhar uma nova versão, utilizando tecnologias híbridas e responsivas, que permitem o acesso através de plataformas variadas e integradas, com estudo de UX (User Experience) que traz atualizações como interfaces mais amigáveis, telas integradas com Facebook e Google, histórico de acessos, menus focados no perfil do usuário e enquetes geradas pelo município.

Conceitos disruptivos que unem tecnologias e serviços, como PUSHs, APIs abertas, exponencialidade de uso e exercício de Design Thinking foram princípios adotados pela equipe GOVBR em sua concepção.

O app está se utiliza das aplicações do PRONIM – Programa Nacional de Informatização e Modernização da Gestão Pública, solução robusta para administração que aproxima municípios e cidadãos por meio da disponibilização de serviços. “O que nos diferencia hoje no mercado é disponibilizar um aplicativo com esta gama de serviços. Estamos atentos às mudanças sociais e oferecemos a oportunidade de ampliar a colaboração nos municípios por meio de uma plataforma que traz benefícios a todos os envolvidos. Redução de custos em comunicação de massa, menor utilização de papéis, participação ativa do cidadão em questões de interesse público e proximidade entre usuários e prefeitura, são exemplos deste posicionamento”, aponta Tiago Serpa, diretor de Operações da GOVBR.

 

 

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