Notícias

14/08/2020

Prefeituras sem papel: a digitalização de processos torna-se uma tendência sem volta na gestão pública

Em pauta nos últimos anos, a digitalização de documentações que moderniza os processos na administração pública tornou-se um movimento urgente e que veio para ficar a partir da pandemia.

 

Afinal, em meio ao um ritmo crescente do uso da tecnologia que agiliza os processos, o gigantesco volume de papéis oriundos dos processos diários das cidades brasileiras torna-se um fator burocratizante que pesa sobre os níveis de eficiência das prefeituras.

Quais os benefícios de manter 100% dos documentos em ambiente digital?

Tornar digitais os processos nos diversos poderes da gestão pública é uma maneira de qualificar a prestação de serviços para a população, de aperfeiçoar serviços e de aprimorar a comunicação interna.

 

O fim da tramitação de processos e comunicação em papel também gera para as prefeituras uma economia de recursos que passa a ser expressiva, além de ajudar os processos a terem maior confiabilidade e agilidade de execução.

 

Em municípios de médio porte, por exemplo, a economia em papel pode chegar a R$ 500 mil reais anuais e a redução no tempo do trâmite de processos 80%. 

 
Agilidade, transparência e sustentabilidade

A realização em ambiente digital de processos simples, como memorandos, circulares e protocolos, até mais complexos, como a liberação de alvarás, habite-se e licenças ambientais, traz como resultado uma racionalização extremamente significativa no uso de papel, de cartório e de combustível, uma vez que há menor necessidade de deslocamentos de servidores.

 

Aumenta também a transparência do andamento dos processos, que podem ser acompanhados pelo cidadão de forma online, de qualquer dispositivo.

E claro, o meio ambiente é beneficiado com o menor uso dos recursos naturais consumidos na rotina diária de milhares de impressões que acontecem nos órgãos municipais.

card materia site PROCESSO DIGITAL 1200x600

GOVBR Processo Digital chega para acabar com a papelada nas prefeituras

Neste cenário de evolução irreversível, nós da GOVBR aceleramos nossa oferta em solução de digitalização através de uma parceria com a 1Doc, plataforma de comunicação, atendimento e gestão documental que elimina o papel como veículo de tramitação dos processos.
A  ferramenta GOVBR Processo Digital é uma integração entre o GRP da GOVBR com os módulos da plataforma 1Doc.

Clientes como as prefeituras gaúchas de Ijuí e São Sepé, por exemplo, já estão tendo o seu dia a dia revolucionado, com economia de recursos e redução de tempo dos processos.

 

O momento em que vivemos apressou nossas entregas ao mercado.

Eliminar a papelada e agilizar as assinaturas e carimbos nos fez inovar em soluções.

É um caminho sem volta na direção ao futuro do tratamento dos recursos públicos,

que devem ser administrados com racionalidade e transparência.

 

Rafael Sebben
Diretor de Mercado da GOVBR

Mapa_brasil_2018

Onde estamos

CRC CHAPECÓ

(49) 3313.2277

Av. Getúlio Vargas, 870N – 3º andar, sala 34
Chapecó / SC
CEP 89801-002
Veja no mapa

 

CRC FLORIANÓPOLIS

(48) 3209-0017
(48) 3364-0018
Rua Emílio Blum, 131 Bloco A, Sala 303
Edifício Hantei, Centro – Florianópolis / SC
CEP 88020-302
Veja no mapa

CRC SANTA ROSA

(55) 3513.2277

R. Comandai, 205
Santa Rosa / RS
CEP 98780-759
Veja no mapa

 

CRC PASSO FUNDO

(54) 2103.2277

R. Benjamin Constant, 729 – Sala 201
99010-130 – Centro
Passo Fundo / RS
Veja no mapa

 

CRC SANTA MARIA

(55) 2103.2277

R. Alberto Pasqualini, 121 – Sala 201
Santa Maria / RS
CEP 97015-010
Veja no mapa

 

CRC PORTO ALEGRE

(51) 2118.2277

Rua Olinda, 140
Porto Alegre / RS
CEP 90240-570
Veja no Mapa

 

CRC PELOTAS

(53) 2128.2277

R. General Neto, 193
Pelotas / RS
CEP 96015-280
Veja no Mapa

 

Central de Atendimento RS/SC
(51) 2118.2200