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09/02/2021

2020 impulsionou a entrega soluções digitais dos serviços públicos

A pandemia marcou uma mudança de paradigma para os órgãos públicos, uma vez que impulsionou muitas prefeituras a virtualizar seus serviços, assim como exigiu das cidades que tivessem ferramentas para a gestão da pasta da saúde. Este cenário fez com que a GOVBR fechasse o ano com novos contratos no RS e SC, e a expectativa de aprimorar seus produtos e serviços em 2021, incluindo novas ferramentas que modernizem a máquina pública.

Ferramentas para eliminação do papel de gestão de saúde contribuíram para o crescimento

Durante o ano passado, a empresa viu produtos relacionados à pandemia ganharem destaque em seu portfólio. Virtualização de serviços públicos e melhora na gestão da saúde foram destaque.

Entre as soluções mais buscadas estão o aplicativo CidadeMOB, que permite a digitalização do balcão de atendimento para uma série de tarefas que demandariam o deslocamento das pessoas até a prefeitura, e a plataforma GOVBR Saúde, que facilita a gestão plena da pasta e que agora se torna ainda mais relevante pois já está apta a controlar o processo de vacinação contra a COVID-19.  

Através da integração do Atendimento Básico, da Saúde Familiar e da Atenção Especializada, o sistema permite ao gestor municipal saber o perfil e condição de toda a população, priorizando o grupo de maior risco de acordo com os critérios do Ministério da Saúde e garantindo a transparência neste processo. A rotina de Controle de Endemias possibilita a triagem de pacientes com sintomas de coronavírus e direciona os casos para os centros de atendimento e para a vigilância epidemiológica da cidade.

“Nosso grande diferencial é a velocidade que temos em responder às necessidades dos municípios. E o que fizemos em 2020 foi jogar todo o balcão de atendimento das prefeituras para a web, para que a população e os servidores pudessem ficar em casa, respeitando o distanciamento social, mas ao mesmo tempo sem paralisar os atendimentos das necessidades do cidadão. A pandemia mostrou ainda que os órgãos públicos necessitam de tecnologia para se mostrarem efetivos e relevantes na vida das pessoas. Hoje, a percepção do cidadão sobre os benefícios do mundo digital também é diferente, pois ele se relaciona com a tecnologia em um nível muito pessoal, na palma da mão. O serviço público terá que se adaptar a essa movimentação social, que só irá se ampliar daqui em diante”.

Rafael Sebben

Diretor de Mercado da GOVBR

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