Dueto realiza treinamento de NFS-e durante cerimônia de lançamento do serviço, em Nova Santa Rita
Sempre atenta ao seu compromisso com os municípios, a Dueto realizou nesta terça-feira (27) um treinamento de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), em Nova Santa Rita. Em uma cerimônia que reuniu mais de 150 pessoas, a administração municipal também oficializou o lançamento do novo serviço, que passa a ser obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2013, de acordo com o Decreto 2858/2012, conforme determina a Portaria Nº 609, de 07 de novembro de 2012.
A capacitação foi ministrada pelo consultor de serviços, Pablo Sabadin Chaves, que iniciou explicando conceitos teóricos antes de passar para a utilização da nova modalidade no sistema. De acordo com Sabadin, entre as novidades do serviço está o Recibo Provisório de Serviços (RPS), que pode ser utilizado em duas situações: para solução de contingência, na hipótese de queda de energia elétrica ou falta de conexão à internet – considerando o caráter meramente eletrônico da nota –, e também como comunicação via Web Service, uma forma de interação via sistemas.
“No caso de uma eventualidade na emissão da NFS-e, o prestador poderá solicitar o RPS no estabelecimento até que a nota convertida. “Mas é fundamental ter atenção quanto ao prazo para a conversão da nota, pois tal recibo tem uma validade de 24 horas, conforme a legislação”, destaca Pablo. O prazo para que as empresas se credenciem ao novo serviço é até 31 de dezembro de 2012, e a obrigatoriedade do uso se dá para os segmentos estabelecidos pela Portaria Nº 609, de acordo com a Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE).
Estiveram presentes no evento, o prefeito de Nova Santa Rita, Francisco Antônio Brandão Serra, o secretário municipal da Fazenda, José Henrique Brietzke, e demais autoridades locais.
Benefícios com a NFS-e
Para o secretário da Fazenda de Nova Santa Rita, José Henrique Brietzke, o evento simbolizou o lançamento da modernidade automatizada no sistema tributário. Além disso, as empresas não tiveram ou terão custos com a implantação, ficando este quesito a cargo do município. Já o prefeito, Francisco Antônio Brandão Ramos salientou a parceria com a Dueto neste trabalho, contribuindo assim para o desenvolvimento da cidade.
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica possibilita:
– Agilidade no cumprimento das obrigações acessórias;
– Automatização nos processos;
– Integração via Web Service;
– Eliminação do retrabalho com a digitação manual de dados pelos contadores;
– Integração total com a Declaração Eletrônica de Imposto Sobre Serviços (DEISS);
– Aumento da arrecadação tributária, com a redução de evasão/sonegação fiscal;
– Melhor aproveitamento do ambiente físico;
– Compromisso com a sustentabilidade, evitando a impressão de documentos sob o consumo do papel.