Dueto reúne mais de 450 servidores em evento de capacitação dos módulos do PRONIM – NBCASP
O país tem uma necessidade de modernização e nós estamos preparados para lidar com esta demanda. Assim, o diretor da Dueto Tecnologia Ltda, Rafael Sebben, iniciou a abertura do evento de capacitação dos módulos do PRONIM com adequação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP). Realizado nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, no Hotel Continental, em Porto Alegre o treinamento tratou também da apresentação das rotinas para o fechamento/abertura das contas 2012/2013.
Mais de 450 pessoas marcaram presença no evento. A equipe de consultores da DUETO abordou os módulos PRONIM: Administração de Receitas (AR), Contabilidade Pública (CP), Compras e Materiais (CM), Patrimônio Público (PP) e Licitações (LC), todos focados e preparados para atendimento às novas normas.
Prefeituras, Câmaras de vereadores, fundações e autarquias representaram as cidades na ocasião. Por intermédio de secretários, fiscais tributários, contadores, consultores ou demais servidores, as três salas, onde ocorreram simultaneamente os cursos, lotaram. A funcionária da prefeitura de Tapera, Claudete Teresinha Bervian, aponta sua responsabilidade com o treinamento: “Com esta capacitação aumenta também o nível de exigência para com os colaboradores que vão operar o sistema. Por esta razão, o relacionamento entre os departamentos de Receitas e Contabilidade deve ser ótima”, diz.
O que mobilizou instrutores e servidores, participantes do evento, foram as discussões sobre as rotinas de encerramento do ano contábil de 2012. Nesta linha, os consultores disponibilizaram espaço para questionamentos, que voltaram-se principalmente para o relacionamento das despesas orçamentárias. Thiago Gomes, que ministrou o treinamento de Licitações, ressalta que os servidores devem estar capacitados e aptos para o fechamento das contas públicas. “As rotinas de virada anual são particularidades dos departamentos de Licitação e de Compras das prefeituras”, aponta.
Uma das principais características da integração entre os módulos Administração de Receitas (AR) e Contabilidade Pública (CP) é a automatização dos processos diários dos Órgãos Públicos. Segundo o consultor de serviços, Pablo Sabadin Chaves, todas estas rotinas têm os reflexos das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBASCP). “Os módulos do PRONIM, em sua totalidade, já estão integrados e aptos para lidar com esta nova modalidade”, explica.
“No início será um pouco difícil, pois as pessoas levam um tempo para se adaptar com mudanças, mas com o tempo tudo funcionará da melhor forma possível. Em minha visão, o grande benefício desta adequação às normas contábeis, é a credibilidade e confiabilidade dos dados disponibilizados pelo sistema”, entrega o servidor da administração municipal de Jacuizinho, Régis Simon.
O evento de capacitação encerrou com uma mensagem de estímulo aos servidores que irão trabalhar com esta nova legislação. “A Dueto espera que, ao chegarem aos seus locais de trabalho, vocês foquem no planejamento. É importante que tenhamos a consciência de que não são apenas os sistemas que devem trabalhar de forma integrada, mas as pessoas, principalmente. As pessoas precisam estar integradas constantemente com os departamentos das prefeituras. É desta forma que teremos base para melhorar nossa atividade pública, pois o que todos desejamos é um país modernizado, mais prático e transparente”.
Confira as fotos do evento, acessando nossa galeria de imagens no Facebook (Dueto Tecnologia): http://migre.me/cE8x9