DUETO realiza segundo encontro para validar eventos contábeis visando encerramento de 2013
Durante essa semana ocorreu na sede da Dueto em POA o segundo encontro para validação das regras contábeis referente ao Encerramento de 2013 e Abertura de 2014. A Consultora de Produto da Área Financeira da Dueto, Thais Celente de Souza, esteve reunida com Lourenço de Wallau, Consultor da DPM (Delegações de Prefeituras Municipais); Marilda Manfio, Contadora da Prefeitura de Santa Maria e Cátia Maria Fraguas Veiga, especialista em legislação da GOVBR, empresa de atuação nacional e sócia da DUETO.
A NBCASP (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público) trouxe mudanças significativas às regras contábeis a partir de janeiro de 2013. As maiores dificuldades encontradas na aplicação das normas foram em determinar o consenso e padrão dos lançamentos a serem executados pelo PRONIM CP. “Estamos fortemente focados na rotina de encerramento, na questão contábil. Chega o fim do ano e teremos que apurar resultados. Antes de jogar no sistema o que tem que ser feito, precisamos alinhar cada regra contábil para ver se estamos no mesmo nível de entendimento. Assim o sistema será preparado para oferecer esse facilitador da rotina para o nosso cliente. O encerramento é um procedimento contábil que é feito todo final de ano, mas a mudança introduzida em 2013, com a utilização de um novo plano de contas, fez com que a gente organizasse esse encontro para que todos falem a mesma língua, para que todos chegam no mesmo entendimento,” destaca Cátia Maria Fraguas Veiga, especialista em legislação contábil da GOVBR.
Para Marilda Manfio, Contadora da Prefeitura de Santa Maria, esses encontros possibilitam uma importante troca de informações. “Trago o meu dia a dia e vejo como o técnico/assessor está trabalhando em função do encerramento, o que decidirmos aqui gerará os resultados no sistema depois”.
“Procuramos entendimento através de estudos de qual a melhor forma de orientar os clientes da Dueto, para que haja uma uniformização na assimilação e se passe com mais tranquilidade esse processo de encerramento e abertura de exercício”, ressalta Lourenço de Wallau, Consultor da DPM.
Jornalista Camila Ferro