PRONIM SIG / GEO possibilita avanços em Cachoeira do Sul
Cada vez mais atenta à evolução da gestão municipal, bem como às orientações do Tribunal de Contas do Estado, o Município de Cachoeira do Sul, usuário do PRONIM – Programa Nacional de Informatização Municipal, desde 2009 usufrui do PRONIM SIG – Sistema de Informação Geográfica / GEO, visando assegurar maior eficácia e eficiência na gestão dos tributos aplicando a justiça tributária e possibilitando a melhora na prestação dos serviços à população.
Conhecida como a Capital do Arroz, com cerca de 85 mil habitantes, Cachoeira do Sul destaca-se na modernização e evolução dos processos de gestão. Com a contratação dos serviços do PRONIM SIG/GEO, que trabalha totalmente integrado aos demais módulos informatizados já em utilização no município, criou-se uma mapoteca digital atualizada, com imagens de satélite de altíssima resolução, descartando antigos mapas em papel, bem como realizou um completo recadastramento imobiliário em toda zona urbana, tendo assim, informações mais confiáveis.
Para a Coordenadora do Georreferenciamento da Secretaria da Fazenda de Cachoeira do Sul, Elen Bitencourt Correa, o PRONIM SIG/GEO é uma ferramenta que facilita a visualização da cidade interligado com o PRONIM AR – Administrador de Receitas que é o módulo origem usado para todas as receitas que envolvem o IPTU, ISS, ITBI, e as taxas. “Hoje temos essa ferramenta em funcionamento pleno que nos dá a oportunidade de idealizar a radiografia da cidade, a realidade tanto de relevo, de pavimentação de eixos de rua que antes não tínhamos como visualizar. Ela inclusive está sendo usada em outras secretarias como suporte para consultas de processos rotineiros. Além de ter facilitado bastante, temos o privilegio de poder atualizá-la. Qualquer alteração que ocorre em questão de espaço físico, de lote, de área ou unificação a gente já faz essa atualização tanto no administrador da receita quanto na parte da imagem, que é o PRONIM SIG/GEO, mantendo coerência entre as informações.”
Elen destaca ainda o importante suporte prestado pela empresa Dueto Tecnologia: “O processo foi lento até todos aprenderem a utilizar o sistema, mas foi muito bem aceito e contamos com o suporte da Dueto. Além de troca de endereços e ajustes podemos abrir um chamado para resolver o problema em questão, o que facilitou bastante o nosso dia a dia, pois temos uma solução em menos de 24h. Estamos divulgando isso em outras secretarias porque foi uma aquisição do município e tem vários setores dentro das secretarias que não contavam com esse recurso e passaram a ser beneficiados com a implantação do sistema, como a central de Projetos da Secretaria de Planejamento. Estamos usando a tecnologia em obras de pavimentação, que foi a nossa ultima aquisição, nos possibilitando saber a extensão e a prioridade da pavimentação do município”.
Com o acréscimo da receita, Cachoeira do Sul reforçou seu orçamento. Diversos serviços nas áreas de urbanismo, saúde e educação foram viabilizados através da melhora da gestão tributária municipal.
Imagens georreferenciadas com tratamento para área de tributação
Jornalista Camila Ferro