Assinatura de contrato do PRONIM SIG – Sistema de Informações Geográficas – possibilitará avanços em Tapes
Cliente da Dueto Tecnologia há mais de 20 anos, Tapes – localizada na região Centro-Sul do Estado, possui cerca de 17.000 habitantes. Cada vez mais atenta a evolução da gestão municipal bem como às orientações do Tribunal de Contas do Estado, o Município de Tapes, grande usuária da solução PRONIM, aderiu ao PRONIM SIG – Sistema de Informações Geográficas. Acreditando que a Prefeitura é o grande prestador de serviços públicos, buscam os gestores maior eficácia e modernização na administração, bem como aprimorar a cobrança de tributos aplicando a justiça tributária, o que viabilizará a melhora na prestação de suas atribuições à população.
A contratação dos serviços do PRONIM SIG, que trabalhará totalmente integrado aos demais módulos informatizados já em utilização no município, resultará em uma mapoteca digital, atualizada, utilizando imagens de satélite atuais de altíssima resolução, descartando antigos mapas em papel, bem como fará um novo recadastramento imobiliário em toda zona urbana. Outra atividade será a regulamentação de áreas não identificadas e diferentes características desde a sua construção.
Para o Secretário da Fazenda Municipal, Claudio Borba, a sociedade quer eficiência com eficácia na melhoria da qualidade de vida, e isto se dá onde as pessoas moram, vivem, criam seus filhos e fazem a vida acontecer. “Mais do que otimizar receitas, a expectativa do Governo Cooperativo é constituir uma ferramenta de gestão pública moderna, ágil e disponível para a efetiva melhoria dos serviços públicos de infraestrutura urbana, saúde, educação, meio ambiente e turismo, que valorize nossas potencialidades e contribua na aplicação eficiente e eficaz de cada centavo do recurso público investido na cidade, com efetiva justiça fiscal a todas e todos os Tapenses. Dessa forma, esperamos estar construindo a melhoria dos serviços públicos prestados ao povo da nossa terra, coletiva e cooperadamente, sempre, com os bons ventos da lagoa soprando novas energias,” destaca Claudio.
A maior eficácia na gestão pública e tributária é indicação do TCE. De acordo com um estudo do Tribunal de Contas do Estado, 96% das gestões municipais não têm fiscais específicos para atuar nas áreas de controle e de arrecadação de tributos, o que prejudica os cofres públicos e, por tabela, acaba se refletindo na qualidade dos serviços prestados à população. confira no link http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/07/estudo-do-tce-mostra-que-96-das-prefeituras-nao-tem-fiscais-especificos-para-atuar-na-arrecadacao-4201624.html
ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA MAIS EFICIENTE
» Aponta e corrige distorções entre os dados cadastrais e os reais;
» Auxilia no estabelecimento das zonas fiscais, com maior justiça tributária;
» Permite ações de fiscalização sem o deslocamento até o imóvel;
» Mapeamento das áreas planejadas;
» Mapeamento dos valores investidos por micro-região do município.
PLANEJAMENTO URBANO
» Elaboração de Plano Diretor;
» Revisão da planta de valores
» Adequação ao Estatuto das Cidades.
Jornalista Camila Ferro