Esquadrão da Alegria leva informações sobre Outubro Rosa e Novembro Azul para colaboradores da GOVBR Sul

Equipe do DHO e Infra do CRC Metropolitana, Porto Alegre (RS), junto dos besteirologistas Canelinha e Otto Rindo
Recebemos a visita de nossos parceiros besteirologistas do Esquadrão da Alegria na sede do Centro de Relacionamento com o Cliente da região Metropolitana (Porto Alegre – RS). A visita foi uma ação de conscientização em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul e ocorreu na terça-feira (20). A ideia é levar informações aos colaboradores para prevenção do câncer de mama, para as mulheres, e do câncer de próstata, para os homens.
O Esquadrão da Alegria é uma junta besteiróloga especializada em fazer pessoas rirem. Os doutores besteirólogos atendem nos hospitais de Porto Alegre, Canoas e Santa Maria, ajudando a levar alegria para pessoas em tratamento. Neste Outubro Rosa, a equipe resolveu atender em outros locais para enfrentar um problema crônico de saúde pública: falta de informação e conscientização.
A GOVBR Sul apoia essa ideia e é parceira do Esquadrão em suas ações. Por isso, neste Outubro Rosa e Novembro Azul, resolvemos trazer esses profissionais para informar nossos colaboradores sobre o risco de desenvolver uma doença por falta de informação ou preconceito.
Além de nossa empresa, a junta de besteirólogos está levando informações sobre o Câncer de Mama através de intervenções em locais públicos. O objetivo é – com muito humor e brincadeiras – informar, conscientizar e incentivar as mulheres a fazerem o autoexame da mama. Hoje, o câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no mundo.
– “A ideia das intervenções no Outubro Rosa deu muito certo, por isso, mês que vem pensamos em fazer também para o Novembro Azul e informar os homens sobre o câncer de próstata” – fala Dr Canelinha entre um atendimento e outro no CRC Metropolitana.
No caso do câncer de próstata, a luta é mais complicada porque lida com o preconceito dos homens. Cerca de 50% dos homens brasileiros nunca fizeram uma consulta no urologista. Devido a isso, o câncer de próstata é a 2ª doença que mais mata homens no Brasil e, quando detectado precocemente, tem 95% de chances de cura do paciente. Para enfrentar essa realidade, segundo os besteirologistas, a saída é humor, informação, conscientização e alegria.
Jornalista Victor Carloto