Prefeitura de Coronel Barros arrecada 25% mais com o PRONIM Emissão de Tributos
A Prefeitura de Coronel Barros, na região noroeste do Rio Grande do Sul, conseguiu aumentar sua arrecadação de IPTU em 2015 em 25% graças à Solução PRONIM Emissão de Tributos desenvolvida pela GOVBR Sul. Neste primeiro ano de utilização da Solução, a Prefeitura conseguiu arrecadar cerca de R$150 mil em IPTU, R$30 mil a mais que no ano passado.
A Solução PRONIM Emissão de Tributos (ET) é uma importante ferramenta para aumentar a arrecadação nos municípios. A Solução tem como objetivo acelerar os processos e dar mais controle para os gestores. Além da impressão de carnês, ela é capaz de gerar relatórios comparativos com outros exercícios e pode criar uma evolução da receita do município para os gestores públicos terem maior controle. Também é possível emitir um relatório de pagamentos de cotas únicas e parceladas do IPTU, relatórios de valores calculados, valores lançados e isentos. Em outras palavras, o PRONIM ET dá aos gestores um maior controle na geração e emissão dos tributos do município o que evita gastos e aumenta a arrecadação.
Segundo o Prefeito de Coronel Barros, Sênio Reinoldo Kirst, a geração e impressão dos 1500 carnês de IPTU através do PRONIM Emissão de Tributos aumentou a arrecadação, deu mais praticidade no controle dos cadastros de contribuintes e facilitou o pagamento de impostos por parte do cidadão.
-Com o sistema todo informatizado, tivemos maior controle e conseguimos regularizar, agilizar os processos e aumentamos nossa arrecadação – declara o Prefeito Kirst.
Para Gelson Antônio Worst, Secretário da Administração, Planejamento e Finanças de Coronel Barros, o PRONIM Emissão de Tributos é uma das principais peças dentro dos processos de modernização da arrecadação da Prefeitura. Junto com a emissão de tributos, que facilita ao cidadão pagar seus impostos, a Prefeitura passou a sortear prêmios para quem consumir dentro do comércio local, incentivando a arrecadação através da nota fiscal.
Além disso, os investimentos do PRONIM Emissão de Tributos se deram graças à participação do Programa de Integração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul que tem por objetivo integrar ações dos municípios e do Estado para o crescimento da arrecadação do ICMS.
Jornalista Victor Carloto