Uruguaiana melhora o atendimento ao contribuinte com as Soluções PRONIM NFSe e Deiss

Ponte Internacional que liga Brasil e Argentina; Fonte: Arquivo da Prefeitura de Uruguaiana
A Prefeitura de Uruguaiana tem conseguido melhorar o atendimento dos contribuintes do Município graças às Soluções PRONIM NFSe (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) e DEISS (Declaração Eletrônica de ISS) disponibilizadas pela GOVBR Sul. Desde a implantação das Soluções, o setor de arrecadação viu seus processos se tornarem mais eficientes e ágeis. Essa melhora também se reflete em atendimento ao contribuinte.
A primeira mudança registrada na Prefeitura foi a dos processos que se tornaram digitais e trouxeram mais velocidade na prestação de contas dos contribuintes. Antes, segundo Edinei Dória, Chefe da Fiscalização Tributária da Prefeitura, o setor de arrecadação utilizava um sistema de guias que tornavam os processos muito mais burocráticos. Outro aspecto que Dória ressalta é o atendimento ao contribuinte.
-Nós dependíamos do contribuinte nos procurar para nos alertar do problema. Hoje, nós detectamos o problema e resolvemos diretamente com ele num telefonema – explica Dória.
O Chefe da Fiscalização também revela que o PRONIM DEISS trouxe uma nova perspectiva da arrecadação de Uruguaiana. Com os processos integrados, é possível ver como está a tributação do município e quanto a prefeitura está arrecadando. Esses dados são importantes, porque ajudam a desenvolver políticas que otimizam os processos de arrecadação da prefeitura.
-Os contribuintes gostaram muito das Soluções porque elas se integraram aos sistemas deles e isso agilizou os processos. Com os sistemas integrados, nós temos informações completas para desenvolver ações que otimizem os processos de arrecadação do município– afirma Dória.

Sala de atendimento aos contribuintes de Uruguaiana; Fonte: Arquivo da Prefeitura de Uruguaiana
Para melhorar ainda mais, a Secretaria da Fazenda de Uruguaiana organizou uma sala especial para atender os contribuintes. Márcia Cadore Borin, Diretora de Tributação, revela que o objetivo da sala é receber e atender os contribuintes tirando as dúvidas e resolvendo os seus problemas na hora.
-A sala dá comodidade no atendimento e ajuda o setor de arrecadação a resolver as dúvidas, demandas e problemas de cada contribuinte. É nossa responsabilidade buscar as melhores formas de atender os cidadãos de Uruguaiana, isso otimiza nossos processos e vai refletir direto na tributação – explica Cadore.
Jornalista Victor Carloto