Prefeitura de Agudo (RS) é primeiro lugar em ranking de transparência com o PRONIM Transparência Brasil

Cidade de Agudo (RS); Fonte: Prefeitura Municipal de Agudo
A Prefeitura de Agudo (RS) conquistou o 1º lugar no Ranking Nacional da Transparência do Ministério Público Federal (MPF). A conquista se deu graças ao esforço das equipes da Prefeitura em divulgar as informações para população e também às ferramentas que a Solução PRONIM Transparência Brasil oferece.
Agudo é uma cidade que fica no Centro do Estado do Rio Grande do Sul e conta com aproximadamente 20 mil habitantes, tendo sua economia focada na produção agrícola, como a maioria dos municípios do interior do Rio Grande do Sul. Agudo conseguiu ser referência em transparência pública graças aos investimentos que a Prefeitura fez com o PRONIM Transparência Brasil e o engajamento de suas equipes.
– O que nós temos hoje é uma administração engajada em prestar contas à população, cada setor é responsável por publicar as suas informações e existe um monitoramento diário das publicações – explica Ademir Kesseler, Secretário da Fazenda de Agudo.
O Ranking Nacional da Transparência trouxe resultados animadores sobre o tema no país. Na pesquisa, foram avaliados sites e portais da transparência de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,21, em 2016. Uma alta de 32,97%. O Rio Grande do Sul ficou com a média de 7,38. Na apuração de 2015, Agudo já figurava na 9ª posição do ranking com a nota 9,1.
– O resultado do Ranking foi uma motivação a mais no final de 2015. Colocamos como meta estarmos entre os 5 primeiros colocados, em 2016, e ficamos em 1º, com nota 10. Esse reconhecimento de nosso esforço faz toda a diferença para a nossa equipe – afirma Márcia Müller, assessora de imprensa.

Fachada de Prefeitura de Agudo; Fonte: Prefeitura Municipal de Agudo
Com as ferramentas que o PRONIM Transparência Brasil oferece, a administração de Agudo conseguiu organizar e reunir as informações necessárias a serem divulgadas. Além disso, os servidores públicos da Prefeitura têm à disposição os serviços e o Atendimento 360° da GOVBR Sul que conta com o Sistema Integrado de Atendimento (SIGA), Central de Atendimento, Portal de Relacionamento com os Clientes (PRC), Assessoria Permanente (ASSP) e 7 Centros de Relacionamento com o Cliente (CRC) espalhados em cidades estratégicas. A união desses fatores – as melhorias que a Solução proporciona e o Atendimento 360º da GOVBR Sul – dá a Prefeitura de Agudo maior segurança para levantar e publicar informações com precisão e cumprindo com a legalidade. O resultado é que, nos 16 quesitos do Ranking do MPF, a Prefeitura cumpriu com todos.
– Hoje, nós conseguimos levantar as informações e ter segurança para publicá-las, e assim cumprir com um direito do cidadão. O resultado do ranking do MPF é mais uma motivação para nossa equipe que veste a camisa pela transparência pública – resume Müller.
Jornalista Victor Carloto