Eldorado do Sul (RS) utiliza PRONIM NFS-e e melhora o processo de emissão da nota fiscal de serviços das empresas da cidade

Cidade de Eldorado do Sul (RS); Fonte: acervo da Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul
Eldorado do Sul (RS) começou, na semana passada, a emitir nota fiscal com o PRONIM Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O Município, que faz parte da zona metropolitana de Porto Alegre, emite cerca de 4 mil notas por dia. O motivo do grande volume de notas são as empresas multinacionais de informática que estão localizadas na cidade.
O Município de Eldorado do Sul é cliente da GOVBR há cerca de 4 anos e tem, nos seus processos, a utilização das Soluções PRONIM. Neste período, a Prefeitura implantou e integrou as informações das Soluções PRONIM Administração de Receitas e DEISS (Declaração de ISS Eletrônica). Cristiano dos Santos, Diretor de TI da Prefeitura de Eldorado do Sul e especialista em informática pela PUC-RS, explica que a integração de informações com o PRONIM NFS-e foi uma vantagem a mais para a Prefeitura.
Ele explica que o Município tem a necessidade de atender as empresas que estão sediadas na cidade, porque elas são uma fonte importante de arrecadação para a Prefeitura. Devido às exigências, era necessário ter uma Solução que atendesse todas as demandas das grandes empresas e que também atendesse a demanda da cidade.
– Os parâmetros, tanto de segurança quanto de processo contábil, das empresas são internacionais. Precisávamos de uma Solução que nos atendesse e atendesse os nossos contribuintes como um todo – explica o diretor de TI de Eldorado do Sul.
Dos Santos conta que foram cerca de 2 anos de projeto para implementar as parametrizações exigidas pelas empresas. Segundo Leonardo da Rosa, Gerente de Serviços, a GOVBR Sul disponibilizou mais de mil horas em implantação. Seguindo os parâmetros das empresas de informática, foi necessário também integrar um Data Center com certificado internacional para atender o grande volume de notas. Com isso, a nota fiscal de serviços eletrônica de Eldorado do Sul passa a ser na nuvem. O processo de implantação do PRONIM NFS-e começou em outubro de 2015, com treinamentos dos técnicos tanto das empresas quanto da Prefeitura.
-A equipe da Prefeitura e das empresas de Eldorado do Sul são extremamente engajadas por esse desafio. Hoje, a Prefeitura emite nota fiscal eletrônica 24 horas por dia, 7 dias por semana de acordo com os parâmetros necessários e exigidos pelas empresas da cidade – explica o Gerente de Serviços.
A Prefeitura de Eldorado do Sul ainda está se adequando a nota fiscal de serviços eletrônica. No projeto, a Prefeitura deve começar pelas empresas de informática, que precisam da Solução o mais rápido possível para dar andamento mais ágil e eficaz nas questões burocráticas e tributárias. Contudo, a implementação por parte do poder público da nota eletrônica deve avançar por atividade fiscal. O processo deve levar mais dois ou três meses para ser finalizado.
– Boa parte do desafio já foi superado e, agora, Eldorado do Sul conta com uma Solução que é capaz de atender o cidadão e também ajudar o desenvolvimento econômico do município – declara Ciro Borba Farias, Gerente de Clientes da GOVBR Sul.
Jornalista Victor Carloto