GOVBR Sul engajada no Outubro Rosa
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém, de forma menos frequente.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. A estimativa de novos casos no Brasil, para o ano de 2016, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, é 57.960 pessoas afetadas pela doença.
O Outubro Rosa é uma ação realizada no mundo inteiro. Seu nome remete ao laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ação de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes e teatros é um exemplo de como a comunidade e corporações contribuem para que a campanha tenha uma visibilidade cada vez maior, podendo ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente em cada local.
Os primeiros laços rosa apareceram em 1990, quando foram distribuídos aos participantes da Primeira Corrida pela Cura, em Nova York. Hoje, ele é símbolo da campanha que visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e o benefício do diagnóstico precoce, que quando acontece, as chances de cura chegam a até 90%.
Carlos Justin, coordenador da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da GOVBR Sul, aponta que “40% da nossa equipe é formada por mulheres, porém, acreditamos que trabalhar o envolvimento geral nesta campanha é fundamental para a conscientização de todos os colaboradores, já que além de o câncer de mama também afetar homens, a intenção é que eles repassem às suas familiares a importância da prevenção e realização do autoexame”.
Nesta segunda-feira, dia 03/10, os colaboradores de todos os Centros de Relacionamento com o Cliente da GOVBR Sul foram surpreendidos ao serem recebidos em ambientes decorados com alusão à campanha. Balões rosa espalhados pelas salas, cartões e fitas rosa para serem presas aos crachás ambientaram as mesas de trabalho e as áreas de acesso à empresa. Além disso, wallpapers com a temática foram disponibilizados e durante todo mês, serão postadas dicas e informações sobre o câncer de mama e prevenção na rede social interna da GOVBR Sul.
“Esta é a forma que escolhemos para participar desta causa nobre. Percebemos que a adesão dos colaboradores só aumenta a cada ano, e nosso objetivo é fazer com que eles lembrem deste assunto tão importante, todos os meses do ano”, comenta Justin.