Câmara Municipal de Uruguaiana implanta PRONIM – eSocial e dá início à primeira etapa para adequação e saneamento das informações cadastrais
Em atendimento à exigência do Governo Federal prevista para 2018, as Prefeituras, Câmaras e Autarquias municipais deverão informar seus dados fiscais, previdenciários e trabalhistas através da plataforma digital eSocial. Organizada pelo Governo através do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), a plataforma pretende consolidar a fonte de informações do Ministério do Trabalho, do Ministério da Previdência Social, da Receita Federal e da Caixa Econômica Federal. Para isso, os entes públicos municipais, em primeiro momento, precisarão passar por um aprimoramento dos dados de toda sua base cadastral.
Para garantir que não terá transtornos em tempos de atendimento à legislação, a Câmara Municipal de Uruguaiana finalizou nesta semana a implantação da solução PRONIM – eSocial, e após dois dias de capacitação realizada pelos colaboradores da GOVBR in loco, já passa a operacionalizar a etapa inicial do processo, que consiste na qualificação dos dados de seus servidores, bem como o saneamento das informações do empregador, com a inclusão de documentos e novos elementos.

Servidoras da Câmara Municipal de Uruguaiana com Gerson Santos e Iober Cruz, da GOVBR
Segundo Lucia Cabezudo, chefe do Departamento de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Uruguaiana, “há muitos benefícios em realizar as adequações necessárias com antecedência, através de um planejamento correto e tempestivo os resultados serão melhores e mais eficazes, facilitando o trabalho dos servidores que operam o sistema, proporcionando o cumprimento integral das obrigações com eSocial e contribuindo significativamente com a administração pública municipal”.
– A solução PRONIM – eSocial foi desenvolvida e aperfeiçoada por mais de três anos, para trazer a garantia de que nossos clientes cumpram as novas exigências legais do Governo Federal com tranquilidade e eficácia – afirma Gerson Santos, consultor de Produto da GOVBR. Garantindo a conformidade dos dados para o momento da implementação do eSocial, a Câmara Municipal de Uruguaiana já estará pronta para as demais atividades necessárias para o atendimento ao eSocial, como a geração, envio, análise e fechamento de arquivos no sistema, por meio do Comunicador, módulo do PRONIM – eSocial que intermedia a comunicação entre os entes públicos e governo.