Guatambu (SC) passa a emitir nota fiscal pela Solução PRONIM NFS-e
Foi finalizado o processo de implantação do sistema que facilitará a emissão de nota fiscal de serviços no município de Guatambu (SC). Marcado pela agilidade, o procedimento teve duração de 7 dias, sendo dividido em implantação, configurações, parametrizações, treinamento para servidores e treinamento externo, última etapa desta fase, onde a solução foi apresentada aos empresários e contadores.
Localizado a 20 quilômetros de Chapecó, Guatambu é o terceiro município que mais cresce na região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC, destacando-se no segmento de agroindústria.
A cidade é cliente da GOVBR desde 2008, e garante por meio das soluções PRONIM – Programa Nacional de Informatização e Modernização Municipal uma gestão transparente, equilibrada e comprometida com todas as obrigações legais.
José Antonio Trez, agente de Relacionamento da GOVBR destaca que “atualmente existem no mercado outros emissores de NFS-e, com custos competitivos e desenvolvidos por parceiros de órgãos estaduais, que possuem facilidade de entrada nos municípios, porém, não contemplam a Declaração Eletrônica do ISS, que é o que de fato, gera a dívida do Prestador para com a Municipalidade. Sem a Declaração Eletrônica, a emissão de uma Nota Fiscal em si, informa a geração de ISSQN, mas não caracteriza como débito, pois não gera sequer o boleto de arrecadação do ISS devido”. Trez observa também que uma das vantagens do PRONIM NFS-e é a total integração com outras ferramentas da GOVBR que o munícipio já utiliza em suas atividades, como o PRONIM Administração de Receitas, que permite um aproveitamento único de dados e evita cadastros divergentes, tornando a disseminação de informações mais ágil e certeira.
Para o secretário de Administração e Fazenda de Guatambu, Renan Moterle, a solução PRONIM NFS-e é uma fonte de dados que contribui com as ações da prefeitura, pois auxilia na fiscalização da prestação de serviços local. Segundo Moterle: “optamos por este esforço porque a economia do município depende da arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS), tributado na emissão da NFS-e”.
O decreto que definirá a data em que a NFS-e passará a ter emissão obrigatória no município de Guatambu está em desenvolvimento, e em breve a prefeitura tornará publica esta informação.