GOVBR lança solução que apresenta indicadores da gestão municipal com sinais visuais de aprovação
Sala de Situação traduz estrategicamente as informações em interface de fácil compreensão
A complexidade dos dados gerados diariamente pelas prefeituras pode atrapalhar a análise das informações e até afastar gestores públicos de seus objetivos. Para auxiliar na percepção correta do cenário da administração municipal, a GOVBR está colocando à disposição das prefeituras a ferramenta digital Sala de Situação. Trata-se de uma plataforma online de análise de dados que possui como diferencial uma interface na qual estão expostos 18 índices Legais acompanhados de sinais visuais de aprovação ou reprovação. O polegar para cima, em verde, anuncia que os dados estão de acordo com as metas do município, enquanto o polegar para baixo, em vermelho, avisa que os índices requerem mais atenção. Ao clicar no ícone, é possível ter acesso a um acompanhamento da evolução do dado ao longo dos meses.
Entendimento simplificado
A ideia da Sala de Situação é simplificar a interpretação de dados e auxiliar a prefeitura a tomar decisões estratégicas através da demonstração visual de informações qualitativas e obtidas em tempo real, do que está ocorrendo nas principais áreas do município. Entre os índices, estão, por exemplo, a meta das prefeituras de executar pelo menos 25% de toda a receita líquida do município na área da saúde. Se os gastos estiverem abaixo desta porcentagem, o gestor da área verá o polegar vermelho. Já o gasto com a folha de pagamento de servidores públicos, que, por lei, não pode ultrapassar 60% da arrecadação, recebe a mesma lógica, e se estiver dentro do esperado, o índice ganha o polegar verde para cima.
“Vivemos numa era visual e a Sala de Situação entrega justamente isso, a visualização de índices legais, metas de orçamento, execução de receitas e despesas, e do resultado orçamentário. Desta forma, o gestor não precisa perguntar aos gerentes e secretários de cada área por um status das metas da cidade, basta olhar para a tela. Os índices, inclusive, podem ficar expostos em uma tela de TV à disposição dos visitantes da prefeitura, que assim poderão ter um contato direto com a administração pública”, afirma Tiago Serpa, diretor de Tecnologia e Serviços da GOVBR.
Painéis de controle
Além dos índices legais, diversos painéis de controle evidenciam aos gestores em níveis de governança, cenários relacionados à administração financeira, de receitas, despesas e de pessoal. Os painéis de controle podem, inclusive, ser maximizados para utilização em reuniões, apresentações e audiências públicas, por exemplo, o que facilita a exposição dos dados do município em prestações de contas.
As informações são extraídas de outras plataformas da GOVBR, e as análises estão disponíveis 24 horas por dia, em um sistema online que pode ser acessado por smartphone, tablet e demais dispositivos portáteis.