Mudanças na geração de notas fiscais eletrônicas
O treinamento para contadores, profissionais responsáveis por escritórios contábeis e prestadores de serviços de Uruguaiana para a apresentação da nova versão da NFS-e 2.0 foi realizado na manhã desta quinta-feira (17), no Auditório Elcy Paulo, 2º andar da sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A intenção, conforme o secretário municipal da Fazenda, Valdir Venes da Rosa, foi promover aos interessados uma forma de treinamento gratuita para a utilização da nova versão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica do Município, a NFS-e 2.0.
A versão 2.0 do modelo conceitual da nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) estabelece melhorias em relação à versão anterior, com base nas melhores práticas já adotadas em várias prefeituras.
Técnicos especializados na nova tecnologia foram os responsáveis pela aplicação do novo conceito que já funcionava há cerca de 45 dias, e que melhorou o acesso e o funcionamento da emissão das NFS-e. “Em outras épocas, bastava a falta de energia do servidor para que o serviço ficasse inoperante, gerando prejuízos para o contribuinte e para o Município, que deixava de arrecadar”, observa Nei Valdomiro Oliveira Rolim, diretor tributário da SEFAZ. Com a contratação do novo sistema de armazenamento de dados em nuvem, o problema de não gerar a nota fiscal eletrônica passou a não existir mais.
Atualmente são cinco mil atividades econômicas cadastradas junto à SEFAZ. Segundo o secretário Valdir Venes da Rosa, o setor de prestação de serviços foi responsável pela arrecadação para os cofres públicos de cerca de R$ 15 milhões somente no ano passado.
Acesso ao sistema
Este acesso ao sistema é privado aos respectivos perfis, onde será exigida a identificação do usuário através do CNPJ. O login é integrado com o sistema Atendimento ao Cidadão, ou seja, se já possuir este login deverá ser usado o mesmo. Se o usuário não for autorizado a emitir nota, o login é feito corretamente, porém o sistema emite a seguinte mensagem: “Usuário não autorizado para emitir nota.