Prefeituras sem papel: a digitalização de processos torna-se uma tendência sem volta na gestão pública
Em pauta nos últimos anos, a digitalização de documentações que moderniza os processos na administração pública tornou-se um movimento urgente e que veio para ficar a partir da pandemia.
Afinal, em meio ao um ritmo crescente do uso da tecnologia que agiliza os processos, o gigantesco volume de papéis oriundos dos processos diários das cidades brasileiras torna-se um fator burocratizante que pesa sobre os níveis de eficiência das prefeituras.
Quais os benefícios de manter 100% dos documentos em ambiente digital?
Tornar digitais os processos nos diversos poderes da gestão pública é uma maneira de qualificar a prestação de serviços para a população, de aperfeiçoar serviços e de aprimorar a comunicação interna.
O fim da tramitação de processos e comunicação em papel também gera para as prefeituras uma economia de recursos que passa a ser expressiva, além de ajudar os processos a terem maior confiabilidade e agilidade de execução.
Em municípios de médio porte, por exemplo, a economia em papel pode chegar a R$ 500 mil reais anuais e a redução no tempo do trâmite de processos 80%.
Agilidade, transparência e sustentabilidade
A realização em ambiente digital de processos simples, como memorandos, circulares e protocolos, até mais complexos, como a liberação de alvarás, habite-se e licenças ambientais, traz como resultado uma racionalização extremamente significativa no uso de papel, de cartório e de combustível, uma vez que há menor necessidade de deslocamentos de servidores.
Aumenta também a transparência do andamento dos processos, que podem ser acompanhados pelo cidadão de forma online, de qualquer dispositivo.
E claro, o meio ambiente é beneficiado com o menor uso dos recursos naturais consumidos na rotina diária de milhares de impressões que acontecem nos órgãos municipais.
GOVBR Processo Digital chega para acabar com a papelada nas prefeituras
Neste cenário de evolução irreversível, nós da GOVBR aceleramos nossa oferta em solução de digitalização através de uma parceria com a 1Doc, plataforma de comunicação, atendimento e gestão documental que elimina o papel como veículo de tramitação dos processos.
A ferramenta GOVBR Processo Digital é uma integração entre o GRP da GOVBR com os módulos da plataforma 1Doc.
Clientes como as prefeituras gaúchas de Ijuí e São Sepé, por exemplo, já estão tendo o seu dia a dia revolucionado, com economia de recursos e redução de tempo dos processos.
“O momento em que vivemos apressou nossas entregas ao mercado.
Eliminar a papelada e agilizar as assinaturas e carimbos nos fez inovar em soluções.
É um caminho sem volta na direção ao futuro do tratamento dos recursos públicos,
que devem ser administrados com racionalidade e transparência.”
Rafael Sebben
Diretor de Mercado da GOVBR