GOVBR Nuvem. Segurança e disponibilidade.

Veja os principais benefícios da gestão em nuvem
A pandemia acelerou um movimento que andava tímido, mas que agora se mostra irreversível: a transformação digital e o crescimento da cultura de inovação da administração pública, que, cada vez mais, compreende a importância de modernizar seus processos para garantir a continuidade dos serviços públicos e atender as demandas de cidadãos cada vez mais conectados. Esta transformação digital que cria um novo modelo de gestão já vem sendo implementada pelo governo federal, e agora se torna uma tendência para que também os municípios possam prestar serviços com mais qualidade, agilidade e redução de custos. Essencial para a digitalização de serviços e maior qualidade na prestação de serviços ao cidadão, os sistemas em nuvem vieram para ficar e são o primeiro passo para cidades mais ágeis e eficientes.
Gestão na nuvem e alto desempenho!
Os sistemas de gestão em nuvem têm papel fundamental nessa mudança de paradigma. Afinal, essa tecnologia de alta disponibilidade e desempenho (em que o funcionamento é praticamente ininterrupto) possibilita aos gestores e servidores mobilidade pelo acesso remoto ao sistema, utilizando qualquer dispositivo conectado à internet, e evitando, assim, a necessidade de deslocamento ao órgão público.
Estes são apenas alguns dos principais benefícios da gestão em nuvem. Confira:
Produtividade e potencialização dos resultados – A tecnologia em nuvem possibilita ao gestor maior controle de processos e de custos, além de acesso rápido e atualizado aos dados, possibilitando o seu cruzamento e contribuindo para um planejamento com bases mais sólidas e seguras.
Segurança e controle de dados – Ao contar com um sistema de gestão em nuvem, as prefeituras ganham mais controle e segurança, pois diminuem-se as vulnerabilidades locais que podem interferir na segurança dos dados dos usuários. Considerando também a segurança contra perdas e invasões de dados, as soluções em nuvem têm medidas de segurança superiores às ferramentas de servidores físicos, uma vez que utilizam padrões internacionais de segurança incluindo criptografia avançada e processos de espelhamento dos servidores. Além disso, armazenar os dados em nuvem é considerado mais seguro caso haja algum sinistro como roubo dos dispositivos físicos ou incêndio, por exemplo.
Baixo custo de implementação e manutenção – O sistema em nuvem não necessita de gastos com infraestrutura física, servidores, licenças específicas de softwares e equipes especializadas para atualizações. Tudo isso significa mais economia para investimentos em outras áreas.
Melhora da prestação de serviços ao cidadão – Com o sistema e os aplicativos funcionando em nuvem, em um ambiente online preparado para rodá-los em sua capacidade máxima de processamento, os cidadãos podem ter uma melhor experiência de contato e de uso dos serviços públicos. Isso significa nada de filas, podendo diversos serviços serem feitos de forma online, como emissão de guias de pagamento, conferência de certidões negativas, abertura de empresas, solicitação de alvarás, entre outros. Mais e mais prefeituras estão aderindo à gestão em nuvem. Desde o início do ano, a GOVBR implantou sistemas de gestão em nuvem em mais de 20 órgãos públicos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E os mesmos já sentem a ampliação da agilidade e da segurança na operação da gestão.
“O sistema em nuvem rodou muito rápido, e operou muito bem também pelo celular. Em apenas 3 dias a equipe já estava trabalhando normalmente. Identificamos maior segurança, temos a garantia dos backups feitos em dia, ausência de vírus, e não temos mais preocupações com a atualização das versões do sistema. Está sendo ótimo.”
Giani Ramos Lopes Secretário da Fazenda da Prefeitura Municipal do Chuí (RS)